O Operador Nacional do Sistema – ONS apresentou em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico – CMSE estudos demonstrando cenários hidrológicos mais otimistas, com previsão de entrada no período úmido dentro do prazo normal. De acordo com o Energy Report, elaborado pela PSR, o cenário que demonstra maior risco de racionamento no suprimento de energia é de 3%, tendo cenários em que o risco é 0. Apesar da melhora, a PSR ressalta que ainda assim os níveis dos reservatórios terminarão 2021 em nível reduzido, preocupando para o ano de 2022.
Na avaliação do ONS, “a melhoria das condições de atendimento eletroenergético é resultado das medidas preventivas que começaram há um ano, mas ainda requer cautela na operação.
Ações como a flexibilização das restrições hídricas, gerenciamento da demanda, flexibilização nos critérios de segurança dos limites de transmissão de N-2 para N-1 e a disponibilidade de importação, além da campanha de sensibilização para incentivar a redução de consumo de água e energia; vêm servindo para atravessarmos este período de escassez hídrica com sucesso”.
O Operador destacou a adesão ao programa de Resposta Voluntária da Demanda, que contou com a oferta de 442 MW para setembro e para outubro valores superiores a 600 MW.