Com as maiores hidrelétricas do país e representando 70% da capacidade máxima de armazenamento do Sistema Interligado Nacional (SIN), o Sudeste/Centro-Oeste fecha o mês de novembro com 19,70% do armazenamento.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a recuperação dos reservatórios iniciada em outubro de 2021 deve continuar em dezembro. De acordo com o boletim do programa mensal de operação (PMO) divulgado dia 26 de novembro, a expectativa para o mês é de 26,10%.
O aumento é justificado pela melhora da energia natural afluente (ENA), que fechou em 89% na média histórica de longo termo (MLT) no mês de novembro de 2021, efeito das chuvas verificadas nas principais bacias hidrográficas do Sudeste.
O resultado apresentado é um sinal positivo para o SIN após o pior período seco do histórico de 91 anos registrados no país. Em setembro deste ano os reservatórios hidrelétricos do Sudeste atingiram preocupantes 16,71% da capacidade, gerando estresse no mercado de energia.
A energia gerada a partir da hidrologia é a principal fonte de geração de energia elétrica da matriz brasileira, representando cerca de 63% da capacidade instalada atualmente.
Portanto, o ONS em conjunto com a Agência Nacional das Águas (ANA) e o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realiza um monitoramento constante dos níveis dos reservatórios, acionando a geração termelétrica por ordem de mérito de custo sempre que necessário, em prol da segurança energética do país.