• +55 (19) 3701-3476

ONS reiterou que falha no suprimento de energia não teve relação com crise hídrica.

Publicado em Tuesday, 21 de September de 2021
ONS reiterou que falha no suprimento de energia não teve relação com crise hídrica.

Por: João Victor Bonora - Middle Office | Migratio Energia. 

 

A situação hídrica enfrentada atualmente pelos reservatórios brasileiros continua preocupante. Na última semana (15/09) tivemos cinco usinas operando com o reservatório abaixo dos 10%. A situação mais preocupante foi na hidrelétrica de Ilha Solteira, onde o reservatório ficou no volume morto (inferior a 0% dos reservatórios), o que não significa que o reservatório ficou sem água, mas que não teve um montante suficiente para realizar a geração de energia elétrica. O reservatório da usina Três Irmãos também chegou a um baixo nível dos reservatórios, com 1,98% e a usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, localizada no Paraná registrou 8,99% do nível do reservatório.

O complexo Furnas também enfrentou dificuldades em suas maiores usinas, ficando na última semana com 9,21% do reservatório na unidade de Marimbondo e 9,68% em Itumbiara

No dia 18/09 houve um desligamento da Subestação Rocha Leão, de propriedade de Furnas, devido à atuação da proteção diferencial de barras do setor de 138 kV. A ocorrência afetou o suprimento de energia de cidades do estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

O Operador Nacional do Sistema - ONS ressaltou, em nota para a imprensa, que o episódio não tem relação com a crise hídrica do país, tendo o baixo nível dos reservatórios do complexo não afetado a geração de energia, ao menos por enquanto.

A Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética – CREG autorizou a utilização até o limite mínimo de operação energética dessas instalações.

CONTATOS

  • Icone 01
    Rua Senador Vergueiro, 995 I CJ 23 a 26
    2° andar, Centro - Limeira - SP
    CEP: 13480-001
  • Icone 02
    Atendimento
    Segunda à Sexta das 8h às 18h
  • Icone 03
    migratio.front@migratio.com.br
    +55 19 3701.3476
Fale com nossa equipe
Quero conhecer as soluções da Migratio
Fale com nossa equipe
Quero conhecer os produtos