• +55 (19) 3701-3476

Armazenamento de Energia com o PLD horário

Publicado em Wednesday, 04 de November de 2020
Armazenamento de Energia com o PLD horário

Por: João Victor Bonora - Middle Office | Migratio Energia.

 

Atualmente o setor elétrico transaciona para uma matriz mais renovável e complexa, em busca da descarbonização.

O armazenamento de energia se torna extremamente relevante para garantir segurança a todo o sistema, em vista que a fonte eólica e solar são intermitentes.

Dentre as principais tecnologias de armazenamento, temos o método eletroquímico através de baterias como o mais preparado e acessível atualmente. As baterias armazenam elétrons em substâncias químicas e converte em energia elétrica, podendo ter pequenas ou grandes capacidades, tempos de descarga de minutos até horas, além de conseguir atender tanto consumidores individuais como todo o sistema, postergando investimentos no segmento de transmissão.

As principais vantagens são:

       Custo decrescente;

       Flexibilidade;

       Maior densidade energética;

       Aplicação multisetorial;

       As baterias lítio-íon devem estar pela metade do preço até 2030.

 

Com a entrada do PLD horário em 2021 o preço será divulgado para cada hora do dia seguinte pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), aumentando o limite máximo de preço, sinalizando de forma mais efetiva para demanda e contribuindo para a inserção e evolução do armazenamento.

 

A Câmara de Comercialização já calcula paralelamente ao cálculo oficial do PLD semana-patamar, o preço horário com o chamado PLD Sombra.

A Migratio analisou a partir do seu portifólio de clientes o impacto gerado pelo PLD Horário no balanço energético e encargos.

Período analisado: outubro de 2018 a agosto de 2020

Balanço energético: R$540.098,00 mais caro (42%).

Encargos: R$151.906,00 mais barato (33,7%).

 

Portanto o contrato de energia modulado pela carga receberá maior importância, por proteger consumidor das variações horárias. Foi constatado com outras comercializadoras expressivas no mercado, que os contratos modulados tendem a ser mais caros, com exceção para comercializadoras que possuam geração própria.

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estuda a inserção das metodologias de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN) e contribuições podem ser encaminhadas até 22 de dezembro de 2020.

 

 

CONTATOS

  • Icone 01
    Rua Senador Vergueiro, 995 I CJ 23 a 26
    2° andar, Centro - Limeira - SP
    CEP: 13480-001
  • Icone 02
    Atendimento
    Segunda à Sexta das 8h às 18h
  • Icone 03
    migratio.front@migratio.com.br
    +55 19 3701.3476
Fale com nossa equipe
Quero conhecer as soluções da Migratio
Fale com nossa equipe
Quero conhecer os produtos