A Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico – ANA teve aprovada pela sua diretoria colegiada em 18 de outubro um Plano de Contingência para a Recuperação de Reservatórios do Sistema Interligado Nacional – SIN, indicando condições e diretrizes adicionais de operação para os principais reservatórios do Sistema durante o período úmido entre dezembro de 2021 a abril de 2022, com foco na segurança hídrica e na garantia dos usos múltiplos da água em 2022 e anos seguintes.
A situação é especialmente crítica nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, notadamente na Região Hidrográfica do Paraná, o que levou a ANA a emitir a Resolução ANA nº 77/2021, declarando situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos nessa Região.
A carta divulgada se trata de uma recomendação ao Operador Nacional do Sistema – ONS, retratando uma situação sem precedentes na geração de energia elétrica, com expectativa dos menores níveis já alcançados nos reservatórios ao final de novembro de 2021.
A imagem abaixo destaca os reservatórios selecionados para se ater as diretrizes de operação para reenchimento de dezembro de 2021 a abril de 2022. Essas usinas foram escolhidas por terem reservatórios na cabeceira de bacias, por sua capacidade de regularização ou pela existência de conflitos com outros usos da água.
Portanto, cabe ao ONS e a Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética – CREG decidirem sobre a adoção das diretrizes. A possibilidade da diminuição de recursos disponibilizados para a geração de energia através dos reservatórios por razão de segurança no suprimento futuro de energia já implicou em elevação nos preços futuros de energia entre dezembro de 2021 e abril de 2022.