A situação hídrica enfrentada atualmente pelos reservatórios brasileiros continua preocupante. Na última semana (15/09) tivemos cinco usinas operando com o reservatório abaixo dos 10%. A situação mais preocupante foi na hidrelétrica de Ilha Solteira, onde o reservatório ficou no volume morto (inferior a 0% dos reservatórios), o que não significa que o reservatório ficou sem água, mas que não teve um montante suficiente para realizar a geração de energia elétrica. O reservatório da usina Três Irmãos também chegou a um baixo nível dos reservatórios, com 1,98% e a usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, localizada no Paraná registrou 8,99% do nível do reservatório.
O complexo Furnas também enfrentou dificuldades em suas maiores usinas, ficando na última semana com 9,21% do reservatório na unidade de Marimbondo e 9,68% em Itumbiara
No dia 18/09 houve um desligamento da Subestação Rocha Leão, de propriedade de Furnas, devido à atuação da proteção diferencial de barras do setor de 138 kV. A ocorrência afetou o suprimento de energia de cidades do estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
O Operador Nacional do Sistema – ONS ressaltou, em nota para a imprensa, que o episódio não tem relação com a crise hídrica do país, tendo o baixo nível dos reservatórios do complexo não afetado a geração de energia, ao menos por enquanto.
A Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética – CREG autorizou a utilização até o limite mínimo de operação energética dessas instalações.