Durante a reunião do Preço Marginal de Operação (PMO) de agosto, o Operador Nacional do Sistema (ONS) estimou um Custo Marginal de Operação (CMO) nos patamares de R$ 2.550,34/MWh em todo o país, tendo toda a disponibilidade térmica despachada por ordem de mérito ou inflexibilidade. Como o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) possui um teto regulatório de R$ 583,88 para o ano de 2021, a diferença entre o CMO e o PLD será recolhida através de encargos, rateado entre todos os agentes de consumo, de forma a custear a geração das unidades geradores acionadas.

Os volumes estimados variam de acordo com a semana operativa, sendo cerca de 16.450 MW médios para semana 1 e 5, mais de 17 mil MW médios para a segunda semana e cerca de 15.470 MW médios na terceira e quarta semana operativa.

O ONS estima que ao final de agosto o armazenamento dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste será de 21,4%, enquanto a expectativa para o sul é de 25,6%, Nordeste de 49% e Norte 74,1% da capacidade total.

Por sua vez, a carga deverá crescer 4,6% na comparação com mesmo mês de 2020. O incremento estimado é de 4,2% no SE/CO, de 3,6% no Sul, 7,6% no NE e de 3,7% no Norte. Apesar do mês mais frio em agosto, essa projeção reflete a continuidade da recuperação econômica do país.

Fonte: Canal Energia

Por: João Victor Bonora - Middle Office | Migratio Energia.

Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Fale com nossos especialistas

Solicite uma simulação sem custo