O mercado livre de energia elétrica é um ambiente de contratação livre, onde o consumidor pode escolher e negociar livremente todas as condições contratuais com o seu fornecedor de energia.
Para aderir ao Mercado Livre o consumidor precisa atender alguns pré-requisitos:
1. Ser um consumidor conectado em média/alta tensão;
2. Ter uma demanda contratada igual ou superior a 500 kW.
*Em caso de viabilidade, o consumidor pode solicitar um aumento na demanda contratada ou se juntar com outras unidades de mesmo CNPJ em uma comunhão de cargas.
Os clientes livres são distinguidos em Consumidor Especial e Consumidor Livre, conforme abaixo:
Principais Benefícios
Poder de decisão: O consumidor é livre para negociar as condições do seu suprimento de energia, tornando-se responsável pelas escolhas atribuídas a distribuidora de energia local no mercado cativo.
Redução de Custos: O Ambiente de Contratação Livre (ACL) permite ao consumidor escolher e negociar preço, prazo e indexação do seu contrato com o fornecedor de energia de sua preferência, gerando maior concorrência e melhores condições de mercado.
Previsibilidade Orçamentária: Ao firmar um contrato de energia a longo prazo, o consumidor consegue prever os custos futuros com energia e não ficar inteiramente dependente da revisão tarifária anual da distribuidora local.
Sustentabilidade: O consumidor pode optar por consumir energia proveniente de fonte sustentável, contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa.
Dúvidas sobre o Mercado Livre de Energia?
Entre em contato com a Migratio e saiba mais!