O Ibama determinou que dentre o período de 1 a 7 de fevereiro a vazão da usina de Belo Monte seja de 10.900m³/s.
A Norte Energia já alertou o Ibama que o impacto socioambiental pode ser significativo, impactando o reservatório principal e os peixes contidos nele. Com a geração de energia reduzida no período, cerca de 6.550MW médios segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a garantia física será afetada e consequentemente o Mecanismo de Realocação de Energia (MRE), impactando o Generation Scaling Factor (GSF) no período.
Segundo Rui Altieri, assim como a AES Tietê mais um grande agente antecipará o pagamento do GSF no Mercado de Curto Prazo, com o objetivo de escapar do reajuste pelo IGP-M de 23,14% no ano de 2020.
Os valores relacionados as judicializações do GSF ainda somam R$8,526 bilhões.
Abaixo um comparativo do GSF de 2019 e 2020 disponibilizado pela CCEE em seu balanço de 2020.
O GSF trata-se da relação entre a geração hidrelétrica com a garantia física média do MRE, sendo 100% quando os valores se equivalem, maior que 100% quando a geração do MRE é maior que a garantia das usinas e inferior a 100% quando o mecanismo não alcança a garantia física média dos participantes.
Em 2020 com os níveis dos reservatórios abaixo do esperado, houve a liberação constante das usinas térmicas, que além de elevar o preço de energia, também influenciaram no GSF.