No dia 30 de setembro, o Ministério de Minas e Energia (MME) abriu uma consulta pública no intuito de discutir sobre a abertura do mercado para consumidores de baixa tensão (BT), incluindo residências, comerciais e industriais. O período de contribuições vai até 1° de novembro.

A discussão da abertura total do mercado veio dois dias após a publicação da Portaria Normativa n° 50/2022, do MME, que permite a partir de 2024 todos os consumidores de Alta e Média tensão migrarem para o mercado livre de energia. A consulta pública discorre sobre a partir de 2026 os consumidores de baixa tensão, exceto residencial e rural já poderem migrar para o ambiente de contratação livre, já a abertura total a partir de 2028.

Ter liberdade de escolha do seu supridor de energia é algo que já acontece para as empresas com demanda acima de 500 kW, e apresenta inúmeros benefícios para o consumidor, como, economia na conta de luz, previsibilidade de custos, melhores preços e uso de fontes renováveis.

O MME está atuando de maneira ativa na modernização do setor elétrico brasileiro que já é esperado há décadas. Segundo os números da Abraceel o Brasil tem cerca de 90 milhões de unidades consumidoras e menos de 5% são do grupo de Alta tensão e os consumidores de energia em baixa tensão representam 54% do consumo elétrico do país. Esses números mostram o grande avanço que estamos tomando e precisamos comemorar com isso, o direito de escolha é um grande benefício para todos os brasileiros.

É importante salientar que Migratio tem como objetivo potencializar a redução de custos dos consumidores de energia, além de apoiar a preservação do meio ambiente atuando com geradores de fontes renováveis.  Composta por uma equipe altamente capacitada e parceiros qualificados para contribuir com soluções especiais para a sua empresa, com dez anos de atuação vem sendo referência no mercado de energia.

Por: Jônatas Veiga – Novos Negócios | Migratio Energia.

Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Fale com nossos especialistas

Solicite uma simulação sem custo