O que é o I-REC?
O International REC Standard (I-REC) é um sistema global que possibilita usinas a comercializar, emitir e transferir certificados de energia renovável após um criterioso processo de certificação.
Como funciona?
Uma empresa consumidora pode adquirir Certificados de Energia Renovável (REC) na mesma quantidade da energia que consome, comprovando sua origem. Há a possibilidade de adquirir ambos ao mesmo tempo, porém é operacionalmente mais simples optar pelo certificado após o fim do ano em questão, sendo maio do ano seguinte o prazo máximo para a operação.
Cada REC representa uma unidade de geração de energia renovável: 1 REC = 1 MWh, o que equivale a 1000 kWh de energia renovável. O valor pode variar para o consumidor entre R$1,50 a R$5,00, de acordo com a fonte de geração, montante e disponibilidade, sendo a fonte hídrica a mais barata.
A partir desse certificado, o consumidor pode fazer um documento confiável e transparente, que comprove a compra da energia renovável.
Como comercializar?
As usinas necessitam:
- Gerar uma fonte renovável de energia (solar, biomassa, eólica e hídrica);
- Ser legalmente instalada;
- Interligada no grid do sistema nacional de energia;
- Inexistência de duplo beneficiário do REC (Sem contagem dupla).
Com esses 4 requisitos a usina consegue o I-REC Standard, para conseguir o selo “plus” torna-se necessário que o empreendimento agregue sustentabilidade, atingindo ao menos 5 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para se tornar emitente de I-RECs a organização deve passar por um ciclo de certificação, aderindo ao código I-REC e passando por uma auditoria documental do emissor local. No Brasil o emissor é o Instituto Totum.
Fonte: REC Brazil e Instituto Totum.
Imagem: //odsbrasil.gov.br/