A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) tem pela frente um bom desafio em 2025: melhorar as regras e os modelos que incidem na formação do preço da energia. O tema foi apontado como a prioridade entre as prioridades da entidade em seu encontro de planejamento estratégico – realizado ao final de outubro. O tópico foi o mais votado pelos empresários e executivos das empresas que participaram do evento, em Brasília, sinalizando a grande preocupação do setor com a questão.
De acordo com o Canal Energia, que divulgou o assunto, “pela primeira vez em 20 anos, o grupo de ações associadas ao aprimoramento da governança, metodologias e modelos que determinam a formação de preços de energia foi o mais votado, e deslocou para a segunda posição o grupo de ações relacionados à abertura total do mercado elétrico, bandeira histórica da Abraceel desde sua fundação em 2000”.
Outros dois eixos temáticos, com ações para aperfeiçoar a segurança do mercado de energia e introduzir mais eficiência e inovação no setor elétrico, foram eleitos na sequência.
Os participantes do encontro também demandaram melhorias nos modelos, incluindo dados de entrada, fluxos e processos, de forma que as empresas consigam reproduzir internamente os cenários de despacho de usinas hidrelétricas e termelétricas, o que é primordial para projetar preços de comercialização de energia e estratégias de negócios.