Em Assembleia Geral Extraordinária – AGE, ocorrida nesta terça-feira (19), os agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE aprovaram por unanimidade o orçamento para 2022, no valor de R$ 199 milhões. A organização realizou um esforço amplo de gestão de suas receitas e despesas e o resultado será refletido em um aumento de apenas 2% da contribuição paga pelos associados, valor bem abaixo da inflação projetada para o período.
“A CCEE reafirma seu compromisso com evolução do setor elétrico, um segmento fundamental para a economia e que está em constante transformação. O novo orçamento garantirá a continuidade das operações com a qualidade necessária para encararmos os novos desafios do mercado”, ressalta Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração.
A Assembleia foi realizada de forma online e a votação ocorreu em modelo remoto. Representantes de 4.843 agentes participaram da AGE, o correspondente a 62,1% dos votos válidos.
Durante a reunião, Altieri destacou as principais entregas de 2021, incluindo os aprendizados do primeiro ano de PLD horário, as evoluções na repactuação do risco hidrológico (GSF), a organização dos leilões de expansão do fornecimento e os reconhecimentos públicos à Conta Covid, além implementação de medidas de combate à crise hídrica, entre outros temas. Também foi apresentado o novo portal da CCEE, que será lançado no mês de novembro.
Os agentes aprovaram ainda, por unanimidade, a nova proposta de Convenção Arbitral, que tem como objetivo melhorar a competitividade, flexibilidade operacional e otimização de custos da arbitragem. A proposta será encaminhada para homologação pela Aneel. A conselheira Roseana Santos apresentou a proposta orçamentária para 2022 e discorreu sobre a gestão orçamentária do atual exercício.
Fonte: CCEE