Neste verão, em janeiro, o Brasil consumiu 46.715 GWh, um aumento de 9,1% sobre o mesmo mês de 2023, informa a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Em parte, o aumento se deve às ondas de altas temperaturas registradas em todo o território nacional durante o período. “Esse crescimento no volume consumido indica também um aquecimento da economia, o que vemos com bons olhos”, afirma Hélio Lima, sócio-diretor da Migratio Energia. 

Lima pondera, no entanto, que uma das consequências dessa tendência de alta no consumo foi o Ministério de Minas e Energia (MME) solicitar no início de março a redução de saída no volume de água das hidrelétricas situadas no rio Paraná, entre São Paulo e Mato Grosso do Sul – Jupiá e Porto Primavera. A intenção com a medida é a de preservar em até 11% as águas das bacias do Paraná e em 7% as águas do Sudeste e Centro-Oeste. 

Faz todo o sentido. As autoridades do setor energético veem com preocupação o fato de os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estarem em 64,5% de sua capacidade. O número é 12,4% menor do que o registrado no mesmo período em 2023.

Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Fale com nossos especialistas

Solicite uma simulação sem custo