Cada vez mais vemos os avanços inovadores no dia a dia, o setor elétrico não é diferente, o MME nesta última terça-feira (26/07) alavanca a modernização do mercado livre de energia, por meio da Portaria 672/2022, a consulta Pública n°131/2022, visa adquirir contribuições da sociedade acerca do mercado de energia elétrica sobre as medidas necessária para consumidores com carga inferior a 500 kW terem liberdade na escolha de sua energia.
A proposta é sobre consumidores em alta tensão (AT) possam optar por a partir de janeiro de 2024 comprar energia elétrica de qualquer gerador de energia. Esse tema reforça a abertura total do mercado, por meio das Portarias MME n°514 de 27 de dezembro de 2018 e n° 465, de 12 de dezembro de 2019.
Com relação aos consumidores de baixa tensão (BT), seria necessário mais tempo para poder abarcar todos esses consumidores ao mercado livre, havendo necessidade de evoluções regulatórias para manter a sustentabilidade do mercado.
A partir da data de publicação (27/06) os públicos interessados poderão apresentar suas contribuições fortalecendo a proposta.
Se o seu empreendimento se enquadra em alta tensão (AT), entre em contato conosco, a nossa equipe tem expertise no mercado e poderemos proporcionar as melhores soluções para reduzir seu custo de energia.
Fonte: GOV- MME.