Um aspecto crucial a respeito do Mercado Livre é dispor de um bom fornecedor para negociar por sua empresa a energia a ser consumida. Ou seja, estamos falando de uma comercializadora que não apenas dê conta dos trâmites burocráticos envolvidos nas transações – são vários os requisitos de consumo e de registro junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) -, mas que tenha visão de como operar nesse ecossistema de entidades setoriais, geradores, comercializadores e consumidores. Mais precisamente, que seja capaz de comprar bem o que será consumido pela empresa e vender rapidamente – e a bom preço – a energia que, porventura, esteja sendo fornecida em excesso naquele mês.

Entre os critérios para se avaliar um bom fornecedor no Mercado Livre estão o seu tempo de mercado, o volume por ele transacionado mensalmente, as referências de seus clientes e, claro, algumas cerejas do bolo. A frequência com que a sua inteligência de mercado é compartilhada para embasar uma melhor política de compra de energia nas empresas, e a indicação de oportunidades são algumas delas. Outro importante diferencial é, certamente, a especialização em transações que tirem proveito das energias incentivas – as quais obtêm benefícios em relação ao pagamento da Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição (TUSD), resultando em custos ainda menores na conta de energia.

Por fim, vale avaliar se o fornecedor de energia está credenciado junto a algum instituto de renome para que também possa oferecer certificados I-REC, que atestam a origem da energia renovável usada em suas operações para que possam ser usados nos relatórios de ESG de seus clientes, comprovando o compromisso das empresas com a sustentabilidade.

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