Cobrança de Encargo de Energia de Reserva referente a abril é de R$ 474 milhões

Por: João Victor Bonora – Middle Office | Migratio Energia. 

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE anunciou a cobrança do Encargo de Energia de Reserva – EER no mês de maio referente a abril de 2021. O valor de R$ 474 milhões a ser rateado pelos usuários de Energia de Reserva, proporcionalmente ao seu consumo nos últimos 12 meses, é o maior valor apurado no ano, demonstrando um crescimento mensal significativo, conforme tabela abaixo.

A apuração de abril foi 29% maior que a de março, que já havia sido 963% maior que a de fevereiro.

O aumento nas cobranças dos encargos em caráter geral, está diretamente relacionado ao nível de afluência nos reservatórios nacionais, abaixo da expectativa para o período, tendo registrado no último período úmido, findado em abril, o pior desempenho dentro do histórico de 91 anos. Com isso, medidas em prol da segurança no fornecimento energético, como a contratação da Energia de Reserva, são tomadas para evitar um futuro racionamento, cuja possibilidade é veementemente descartada pelo Ministério de Minas e Energia – MME no cenário atual.

A Conta de Energia de Reserva – Coner, gerenciada pela CCEE, é a responsável por cobrir todos os custos relacionados a Energia de Reserva, como o pagamento das receitas aos geradores da Energia de Reserva.

A Energia de Reserva surgiu em 2008 com o decreto nº 6.353/2008, com o objetivo de agregar maior segurança ao fornecimento energético do sistema brasileiro em casos de aumentos na carga ou baixo nível dos reservatórios hidrelétricos. O decreto, assim como a Resolução Normativa Aneel nº 337/2008, estipulou o ERR, proporcionando, além da segurança ao fornecimento do sistema, uma diversidade energética em complemento a fonte hidrelétrica, como a geração de outras fontes renováveis (solar, eólica, biomassa).

Por: João Victor Bonora - Middle Office | Migratio Energia.

Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Fale com nossos especialistas

Solicite uma simulação sem custo