A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE promoveu nesta segunda-feira (26) a 22ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) para deliberação das demonstrações financeiras referentes ao ano de 2020. Na ocasião, agentes associados à instituição aprovaram relatórios das auditorias dos processos de contabilização e liquidação financeira das operações, definiram a remuneração e benefícios dos membros dos Conselhos Fiscais e de Administração e acompanharam a apresentação dos principais resultados do ano passado, além de perspectivas para 2021.
Entre os principais resultados apresentados, destaque para:
o Crescimento expressivo de agentes, que ultrapassou a marca histórica de 11 mil;
o Registro das melhores liquidações dos últimos cinco anos em 2020. Ao todo, foram liquidados R$ 19,2 bilhões no Mercado de Curto Prazo (MCP), volume 2,6% maior na comparação com os R$ 18,7 bilhões de 2019;
o Aumento na demanda por energia a partir do segundo semestre de 2020, confirmando a previsão da Câmara para uma breve recuperação do setor;
o O primeiro trimestre de 2021 encerrou com alta no consumo de 4,3% e a CCEE acredita que o ano será fechado com aumento de até 3,2% no consumo de eletricidade.
A Câmara também apresentou o índice da Pesquisa de Satisfação dos agentes. Em 2020, 88% dos respondentes afirmaram estarem satisfeitos ou muito satisfeitos com o trabalho da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
Os relatórios aprovados em votação consideraram as demonstrações financeiras e as operações financeiras do Mercado de Curto Prazo (MCP) Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits (MCSD); Mecanismo de Venda de Excedente (MVE); Energia de Reserva; da Conta-Covid; Centralizadora dos Recursos de Bandeiras Tarifárias (Conta Bandeiras); e Contas Setoriais (Conta de Desenvolvimento Energético (CDE); Conta Consumo de Combustíveis (CCC); e Conta Reserva Global de Reversão (RGR).
Fonte: CCEE.