O calorão que castiga o Brasil nas últimas semanas – com termômetros indicando temperaturas próximas dos 40oC em alguns estados – tem provocado um consumo recorde de energia nas regiões do Sudeste e do Centro-Oeste, informa o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

O dia 17 de fevereiro registrou um dos picos desse consumo, contribuindo para elevar a média de demanda dessas regiões para 54,6 MWmed, 1,1% a mais do que foi registrado em janeiro. “O comportamento da carga é diretamente impactado pelas condições climáticas”, afirmou o órgão em nota.

Barreira às frentes frias

Apesar da alta no consumo, o SIN tem se mostrado resiliente, atendendo à expansão da carga, resultado direto do maior uso de aparelhos de refrigeração em todo o país. Matéria do jornal Valor Econômico trouxe relato do meteorologista e CEO da Tempo OK, João Hackerott, sobre o fenômeno climático em curso.

O principal fator por trás dessa condição estaria relacionado a “uma alta pressão anômala”, que está favorece a entrada de ar mais quente e seco, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Essa massa de ar seco estaria impedindo o avanço de frentes frias, sempre tão bem-vindas em momentos de calor extremo.  

Mas o especialista acredita que haverá uma relativa trégua do calor por volta do 23 de fevereiro, para ser retomado em março, com temperaturas acima da média para esta época do ano.

Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Fale com nossos especialistas

Solicite uma simulação sem custo