O calorão que castiga o Brasil nas últimas semanas – com termômetros indicando temperaturas próximas dos 40oC em alguns estados – tem provocado um consumo recorde de energia nas regiões do Sudeste e do Centro-Oeste, informa o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O dia 17 de fevereiro registrou um dos picos desse consumo, contribuindo para elevar a média de demanda dessas regiões para 54,6 MWmed, 1,1% a mais do que foi registrado em janeiro. “O comportamento da carga é diretamente impactado pelas condições climáticas”, afirmou o órgão em nota.
Barreira às frentes frias
Apesar da alta no consumo, o SIN tem se mostrado resiliente, atendendo à expansão da carga, resultado direto do maior uso de aparelhos de refrigeração em todo o país. Matéria do jornal Valor Econômico trouxe relato do meteorologista e CEO da Tempo OK, João Hackerott, sobre o fenômeno climático em curso.
O principal fator por trás dessa condição estaria relacionado a “uma alta pressão anômala”, que está favorece a entrada de ar mais quente e seco, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Essa massa de ar seco estaria impedindo o avanço de frentes frias, sempre tão bem-vindas em momentos de calor extremo.
Mas o especialista acredita que haverá uma relativa trégua do calor por volta do 23 de fevereiro, para ser retomado em março, com temperaturas acima da média para esta época do ano.